Politics

No 2º turno, Lula vence Bolsonaro por 59% a 30%, mostra Datafolha


Ex-presidente vence todos os pré-candidatos no segundo turno, enquanto Bolsonaro perde para todos


Siga o Brasil 247 no Google News

247 – A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (16), mostra que o ex-presidente Lula pode venceria as eleições em primeiro turno, com 48% de intenções de voto.

O ex-presidente vence todos pré-candidatos no cenário de segundo turno. Lula bate Bolsonaro por 59% a 30%. Contra o ex-juiz Sérgio Moro, declarado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal, Lula vence por 57% a 31%. Contra o tucano João Doria, Lula vence por 60% a 20%. Já conta Ciro Gomes, Lula vence por 56% a 26%.

Bolsonaro, por sua vez, perde de todos os adversários. Além de Lula, Ciro o bateria por 53% a 32% e Doria, por 46% a 34%, números semelhantes aos da rodada anterior.

Leia também reportagem da Rede Brasil Atual sobre o assunto:

Pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na tarde desta quinta-feira (16), também mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com chance de vitória no primeiro turno nas eleições de 2022. Em duas simulações, ele aparece com quase 50% dos votos, com liderança folgada sobre os demais. Segundo o Datafolha, a entrada do ex-ministro Sergio Moro (Podemos) na disputa “embolou a chamada terceira via”. Também hoje, levantamento CNT/MDA mostrou resultados similares.

No primeiro cenário do Datafolha, Lula tem 48% e o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), 22%. Moro tem 9% e o ex-ministro Ciro Gomes, 7%. Depois aparece o governador paulista, João Doria (PSDB), com 4%. Votos em branco, nulos ou em nenhum desses nomes somam 8%, enquanto outros 2% não sabem.

Já no segundo, o petista surge com 47% e o presidente, com 21%. Moro e Ciro têm os mesmos percentuais, e Doria oscila para 3%. Depois vêm os senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com 1%. Não pontuam o também senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido) e o cientista político Felipe d’Ávila (Novo).

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea (em que não são citados nomes), Lula vai a 32%, ante 27% em setembro. Bolsonaro oscila de 20% para 18%. Moro tem 2%. Outros 36% diem não saber em quem votar.

Lula sobe tem melhor desempenho entre os mais jovens (54% no cenário A e 53% no B), menos escolarizados (56% nos dois casos) e mais pobres (56% e 55%). E vai a 61% na região Nordeste. O atual presidente cresce entre empresários e pessoas de maior renda.

Segundo o instituto, foram ouvidas presencialmente 3.666 pessoas com mais de 16 anos, de segunda-feira (13) até hoje (16), em 191 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou menos.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.